Saber que as coisas não são eternas nos faz querer aproveitá-las.

photo-1431975562098-bac8ded504c7

A morte assombra a todos nós, talvez por isso temos a tendência de esquecê-la tão facilmente, não enxergamos a brevidade nas pessoas e em tudo o que passamos, nos iludimos ao pensarmos – mesmo que inconscientemente – que certas coisas serão eternas.

É comum encontrarmos no Facebook, posts em homenagem as mães pedindo que Deus as torne eternas, mas o que poucos se dão conta é que é exatamente isso o que fazemos, de alguma forma as tornamos eternas no nosso inconsciente. Uma adolescente seria capaz de brigar com a mãe e bater a porta na cara dela se naquele mesmo momento tivesse a consciência de que anos depois sua mãe não estaria mais ali? Certamente não. Até nos atos de rebeldia existe um tipo de afeto, escondido na pureza de pensar que a mãe “chata” será eterna.

A minha avó morreu quando minha mãe tinha apenas 11 anos, quanto tempo durou a eternidade delas? Talvez algumas conversas antes de dormir, um passeio na sorveteria, talvez mais que muitas vidas inteiras.

 

Mas não falo só sobre laços afetivos, sobre as coisas boas da vida, pois também temos o costume de atribuir a eternidade aos momentos ruins que somos desafiados a passar. Ao pensarmos que toda dor e sofrimento que estamos vivendo nunca passarão, deixamos de ver o lado bom da dor, não nos permitimos ser moldados no deserto.

E a tristeza, que parecia perdurar até o fim de sua vida, vai embora ao amanhecer, antes que você mesmo perceba, foram tantas lágrimas durante a noite que poderiam ser evitadas, tanta dor até se deixar ser moldada.

Saber que as coisas não são eternas nos faz querer aproveitá-las mais, tanto o valor do colo materno, tanto a beleza dos dias difíceis. Porque eterno, no fim, é só a nossa alma.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s